TVTEC News | http://tvtecjundiai.com.br/news

TVTEC News

Golpe envolvendo iFood se espalha no WhatsApp

Publicada em 24/08/2018 às 09:39

Mais um golpe de grandes proporções está atingindo a internet brasileira e sendo disseminado pelo WhatsApp. Trata-se de uma falsa oferta de cupons de R$ 100 para que sejam utilizados como descontos para o iFood. De acordo com o DFNDR Lab, em menos de 48 horas já foram identificados 86 mil ciberataques envolvendo os links de phishing desta falsa promoção — e isso apenas considerando os usuários que possuem o anti-phishing DFNDR security.  Ou seja: é certo de que o número de vítimas seja muito maior do que esse.

O iFood esclareceu, em nota oficial, que a mensagem oferecendo cupom de R$ 100 é falsa

Como revelado pelos especialistas em segurança, ao clicar no link as vítimas precisam responder uma pesquisa antes do acesso ao cupom. São as seguintes três perguntas: “Conhece o funcionamento do iFood?”; “Possui o aplicativo instalado no seu smartphone?”; “Indicaria o iFood para amigos e familiares?”. Depois disso, o usuário é levado para uma página na qual é incentivado a compartilhar com todos os amigos ou grupos do WhatsApp.

Para não cair em ameaças como essa, é preciso adotar medidas de segurança, como sempre checar se o link é verdadeiro ou não, o que pode ser feito neste link, utilizar soluções de segurança que disponibilizam a função anti-phishing e sempre desconfiar de mensagens que pedem para realizar o compartilhamento com amigos para ganhar alguma coisa.

Nota Oficial do iFood
O iFood esclarece que a mensagem que está sendo disseminada pelas redes sociais oferecendo um cupom de R$ 100 é falsa. A empresa recomenda que os usuários ignorem a mensagem, que pode conter vírus, e reforça que os únicos canais de comunicação oficiais com os clientes são por meio da plataforma (push), e-mails, site oficial e WhatsApp business, identificado com o selo verde de conta verificada nas informações de contato. O iFood – líder de delivery de comida online – tem como propósito tornar a alimentação mais prática e prazerosa, e um de seus principais valores é o cliente. A empresa está apurando o caso internamente e vai tomar as medidas cabíveis. A companhia reforça que a transparência e o respeito aos seus clientes e funcionários estão em suas prioridades e se coloca à disposição para qualquer dúvida adicional.

(Fonte e Imagem: TecMundo)
(Imagem destacada: Android Authority)


Leia mais TecnologiaVariedades


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/08/24/golpe-envolvendo-ifood-se-espalha-no-whatsapp/