Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Primeira parcela o 13º começa ser paga nesta segunda (27)

Publicada em 27/08/2018 às 09:23

A primeira parcela do 13º salário começa a ser paga para aposentados e pensionistas do INSS nesta segunda-feira (27). O valor corresponde a 50% do benefício. No total serão 30 milhões de pagamentos até o dia 10 de setembro, juntamente com a folha mensal de pagamento do INSS. O valor dessa primeira parcela deve movimentar R$ 21 bilhões na economia nos meses de agosto e setembro.

O depósito será realizado na folha mensal de pagamento

As pessoas que têm direito são aquelas que receberam benefícios previdenciários como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. Aposentados e pensionistas receberão 50% do valor do benefício.

A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro de 2018. Nesse caso, o valor será calculado proporcionalmente. Já para quem recebe auxílio-doença e salário-maternidade, o valor do 13º será proporcional ao período recebido.

O valor não é descontado do Imposto de Renda (IR). De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º somente é cobrado somente na segunda parcela, que é paga em novembro e dezembro. O pagamento da 1ª parcela começará a ser depositado seguindo o calendário de pagamentos dos benefícios previdenciários do mês de agosto, para os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. Quem ganha acima do mínimo começa a receber a partir de setembro.

(Fonte e Imagem: G1)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/08/27/primeira-parcela-o-13o-comeca-ser-paga-nesta-segunda-27/

Apoio