Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Programa de Assistência ao Tabagista completa 11 anos

Publicada em 28/08/2018 às 07:48

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é considerado a maior causa de morte no mundo

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), da Unidade Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) completa 11 anos com mais de 5 mil atendimentos. Desse número, mais de 3,5 mil pessoas deixaram o vício do cigarro para uma vida saudável. No ano passado, o percentual de sucesso no abandono do vício foi de 90%.

O PAIT é desenvolvido em vários equipamentos de Saúde da cidade, contando com grupos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Núcleo Integrado de Saúde (NIS) e no Complexo Argos. “Entre janeiro a dezembro de 2017, 546 pessoas foram atendidas pelo PAIT. Desse total, 492 deixaram de fumar, resultando em 90,10% de sucesso no tratamento, que é realizado de forma multidisciplinar”, detalha o coordenador do programa, Carlos Costa, cardiologista.

Com cinco dias longe do cigarro, Mariana de Cássia Cantamessa Perroni, 33 anos, fumou por 12 anos. Chegou a ficar 4 meses distante do cigarro, e recaiu. Desta vez está decida a deixar de fumar e procurou a ajuda do PAIT.  “Esta é a primeira vez que fui em busca de ajuda. Gostei muito do sistema que é usado por eles, com explicações interessantes sobre o impacto do cigarro no organismo da pessoa. É uma abordagem diferente e abrangente”, explica a moça, que faz parte do grupo da UBS Morada das Vinhas.

Os atendimentos dos pacientes interessados  ocorrem toda terças e quartas-feiras no Núcleo Integrado de Saúde (NIS), às segundas-feiras na Argos, no período noturno, e rotativo nas Unidades Básicas de Saúde nas segundas quintas-feiras. Nas Unidades de Saúde do Agapeama, Corrupira, Hortolândia, Novo Horizonte e Nova UBS Maringá os atendimentos são realizados pela própria equipe que foi capacitada para abordagem do tabagismo.

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)

(Imagem: Getty Images e Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/08/28/programa-de-assistencia-ao-tabagista-completa-11-anos/

Apoio