Unicamp cria protótipo de vacina contra Zika e Meningite
Estudantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram um protótipo de vacina contra o vÃrus da Zika e Meningite. Os estudos foram realizados ela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), em conjunto com institutos de Biologia e QuÃmica e dois laboratórios da instituição. O artigo já foi publicado na revista “Scientific Reports” e o registro da patente já foi pedido.
O professor e orientador do projeto, Marcelo Lancellotti, em entrevista ao portal G1, explica que a combinação dessas duas doenças em uma única vacina pode otimizar a imunização. Ele ainda conta que essa ideia surgiu enquanto lavava louça. Ao observar duas bolhas de sabão se juntando, pensou a respeito das caracterÃsticas próximas entre as moléculas das doenças. As estruturas quÃmicas do vÃrus da zika e da bactéria causadora da meningite são semelhantes.
Para unir as moléculas de meningite e zika, os pesquisadores utilizaram uma técnica chamada de cisalhamento, caracterizada pela agitação. O próximo passo foi a fusão, usada para imunizar camundongos, que desenvolveram anticorpos contra vesÃculas produzidas pela bactéria da meningite e o vÃrus.
 O professor espera mais cinco anos de estudos para que a vacina possa ser disponibilizada. Além de mencionar que a metodologia é mais barata e simples, ele reforça que outra vantagem está no fato de que não usa ovos embrionários, comum, por exemplo, na vacina da gripe.
(Fonte e Imagens: G1)