Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Unicamp cria protótipo de vacina contra Zika e Meningite

Publicada em 29/08/2018 às 10:12

Professor afirma que serão necessário anos de estudo para que a vacina seja produzida em escala industrial 

Estudantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram um protótipo de vacina contra o vírus da Zika e Meningite. Os estudos foram realizados ela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), em conjunto com institutos de Biologia e Química e dois laboratórios da instituição. O artigo já foi publicado na revista “Scientific Reports” e o registro da patente já foi pedido.

O professor e orientador do projeto, Marcelo Lancellotti, em entrevista ao portal G1, explica que a combinação dessas duas doenças em uma única vacina pode otimizar a imunização. Ele ainda conta que essa ideia surgiu enquanto lavava louça. Ao observar duas bolhas de sabão se juntando, pensou a respeito das características próximas entre as moléculas das doenças. As estruturas químicas do vírus da zika e da bactéria causadora da meningite são semelhantes.

Para unir as moléculas de meningite e zika, os pesquisadores utilizaram uma técnica chamada de cisalhamento, caracterizada pela agitação. O próximo passo foi  a fusão, usada para imunizar camundongos, que desenvolveram anticorpos contra vesículas produzidas pela bactéria da meningite e o vírus.

 O professor espera mais cinco anos de estudos para que a vacina possa ser disponibilizada. Além de mencionar que a metodologia é mais barata e simples, ele reforça que outra vantagem está no fato de que não usa ovos embrionários, comum, por exemplo, na vacina da gripe.

(Fonte e Imagens: G1)


Leia mais CidadesNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/08/29/unicamp-cria-prototipo-de-vacina-contra-zika-e-meningite/

Apoio