Campanha de Vacinação termina nesta sexta (31)
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite termina nesta sexta-feira (31). As crianças entre 1 e 4 anos devem ser imunizadas, independente da situação vacinal. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 3 milhões de crianças precisam tomar as doses.
Para aumentar a cobertura, os postos de saúde de algumas cidades que não atingiram a meta de 95% foram orientados a realizar atendimento neste sábado (1º). Todavia, essa medida é de responsabilidade de cada municÃpio. Entre as unidades da Federação com menor cobertura vacinal estão Rio de Janeiro, Distrito Federal, Roraima, Pará, Acre, Amazonas, Bahia, PiauÃ, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Mato Grosso.
Devido ao aumento no número de casos, as vacinas são aplicadas mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo para receber mais reforço. No caso da pólio, as crianças que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida vão receber a vacina injetável e as que já tomaram uma ou mais doses devem receber a oral. Para o sarampo, todas as crianças com idade entre um ano e menores de 5 vão receber uma dose da trÃplice viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
Até o dia 28 de agosto, foram confirmados 1.553 casos de sarampo no Brasil, enquanto 6.975 permanecem em investigação. O paÃs enfrenta dois surtos da doença: no Amazonas, que já tem 1.211 casos confirmados e 6.905 em investigação, e em Roraima, onde há 300 casos confirmados e 70 em investigação.
(Fonte: Agência Brasil)
(Imagem: Prefeitura de JundiaÃ)