Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí resgata memória com depoimentos dados à TVTEC

Publicada em 31/08/2018 às 15:57

A Rede TVTEC iniciou na manhã desta sexta-feira (31) as gravações do projeto “E por mim também  Jundiaí se fez grande”, que irá fazer parte do acervo das Unidades de Cultura por meio da Diretoria de Patrimônio. O foco do projeto é o resgate da memória jundiaiense através do depoimento de personalidades que participaram da história da cidade. O primeiro convidado a participar da entrevista, realizada no estúdio da TVTEC, foi o arquiteto Araken Martinho, responsável por uma das principais obras da cidade: o Paço Municipal.

Araken recordou momentos importantes da história jundiaiense

Araken recordou a inauguração do viaduto São João Batista, na Ponte de São João, e como foi trabalhar na profissão de arquiteto nos anos 1960. Um dos principais legados de Araken para a memória arquitetônica da cidade foi o projeto do Paço Municipal, concluído em 1988.  “O Paço foi uma coisa fenomenal. O desenho inicial era de dois prédios, juntamos em um só, todo interligado e com ótima ventilação”, afirma, com uma ponta de orgulho.

Para o diretor do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural da Prefeitura de Jundiaí, William Paixão, a iniciativa tem o objetivo de gerar conteúdo para as próximas gerações. ”Hoje se a gente quer saber sobre alguma coisa da história da cidade, temos que pesquisar em livros. Como essa pesquisa será daqui a 50 anos? Nada melhor do que as próprias pessoas contando sobre a história da cidade”.

E por mim também Jundiaí se fez grande
O projeto, criado pela Prefeitura de Jundiaí, na Unidade de Cultura, por meio da Diretoria de Patrimônio, tem produção da Rede TVTEC, e o principal objetivo é resgatar a história de Jundiaí com profissionais e personalidades que fizeram parte do desenvolvimento da cidade, misturando as histórias de vida com as histórias do município. Além de preservar a memória, o documentário entrará na grade da TVTEC e será um presente para Jundiaí no mês de aniversário da cidade, em dezembro.

(Por: Isabela Godoi)
(Imagem Facebook: G1)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/08/31/tvtec-da-inicio-as-gravacoes-para-o-acervo-das-unidades-de-cultura-e-patrimonio/

Apoio