Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

PF investigará fake news sobre greve dos caminhoneiros

Publicada em 06/09/2018 às 09:40

Em uma nota oficial emitida na segunda-feira (3), o Ministério da Segurança Pública informou que a Polícia Federal vai investigar os autores e disseminadores de mensagens falsas no WhatsApp sobre uma suposta nova greve dos caminhoneiros. Uma das mensagens afirma que o governo teria “determinado a paralisação do WhatsApp para dificultar a comunicação dos caminhoneiros”. Contudo, conforme apurou a Folha de S. Paulo, a tanto a “paralisação do WhatsApp” quanto a greve dos caminhoneiros não passam de boatos.

A notícia sobre uma nova paralisação dos caminhoneiros é falsa

A nota do ministério menciona a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) e vários representantes da classe dos caminhoneiros, os quais explicam que não há qualquer previsão de paralisação dos motoristas. Ainda de acordo com a reportagem da Folha de S. Paulo, os caminhoneiros estão sim organizando uma mobilização para o dia 12 de setembro, mas trata-se apenas de manifestação em frente à sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em Brasília.

Pessoas que criaram ou mesmo repassaram essas mensagens poderão ser indiciadas por uma série de crimes, estando inclusive sob a ameaça de serem presas. “As mensagens se enquadram na categoria de fake news e seus autores e veiculadores podem responder por crime contra a economia popular e por publicidade enganosa”, diz a nota. É importante ressaltar que as pessoas que simplesmente repassam essas mensagens falsas podem ser indiciadas criminalmente e, se consideradas culpadas pela justiça, podem cumprir pena.

(Fonte e Imagem: TecMundo)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/09/06/pf-investigara-fake-news-sobre-greve-dos-caminhoneiros/

Apoio