Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Polytheama lota em evento de prevenção ao suicídio

Publicada em 14/09/2018 às 19:35

“Suicídio: A Epidemia Calada – Escutar é uma saída” começou silenciosa e respeitosamente e, por isso, emocionante, no início da noite desta sexta-feira (14), num Cine Teatro Polytheama com pelo menos 1000 pessoas – e com um minuto de silêncio em homenagem a todos os atingidos e atingidas por essa violenta infecção, que primeiro tira do equilíbrio psicológico e depois ceifa da história pessoas de todas as idades e desestrutura famílias em todas as partes do mundo.

Polytheama, pouco antes da abertura do evento

Em Jundiaí são dois suicídios por mês, em média, com pelo menos 16 tentativas no mesmo período. O silêncio introduzindo o evento e pedido pelo diretor do Departamento de Teatro da cidade, Wagner Nacarato, para que todos se conectassem com o tema, é a ferramenta eficaz para a escuta ativa, antídoto que acrescentado ao falar prudente e equilibrado, sábio, pode erradicar esse mal que assola a humanidade no século 21. Razão pela qual foi escolhido como tema do ano, no evento promovido pela Prefeitura, com produção da Rede TVTEC, Teatro Polytheama e do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Depois, a voz global e inconfundível do jundiaiense Fabbio Perez introduziu efetivamente a ação, até a coreografia vibrante do bailarino Fábio Coqui – tudo girando entre o ser e o não ser, que o tem pede. “Esfriamento global, tristeza em coreografia”, como anunciava a locução. E embalada pelo rap cortante de Gabriel, o Pensador. Slikeline – como se a vida fosse de fato a corda bamba e Taiguara. Uma viagem para dentro, para pensar, para ruminar o que se pode – o que você pode fazer – para que a vida vença sempre. E um Taiguara vertical, celeste, na voz de Fernanda Porto. Pedindo um novo “Hoje”. “Eu não queria andar morrendo pela vida…” Ninguém quer. (Por Pedro Fávaro Jr.)

 


Leia mais DestaqueGeralSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/09/14/polytheama-lota-em-evento-de-prevencao-ao-suicidio/

Apoio