TVTEC diploma mais 61 alunos na sua 7ª turma
A TVTEC diplomou, em noite de festa nesta quarta-feira (19), mais 61 alunos que concluÃram os cursos Assistente de Produção Audiovisual, Fotografia Digital e Prática de MÃdias com carga de 40 horas-aula. A Rede TVTEC (RTVTEC) foi implantada dentro do conceito de Escola Inovadora, do prefeito Luiz Fernando Machado, e é a primeira escola pública municipal gratuita do paÃs em tecnologia digital e produção audiovisual, em convênio com o Centro Paula Souza. A cerimônia ocorreu no o Beco do Michael, no Complexo Argos.
O professor de Fotografia, Everton Rossini, era a expressão da felicidade. Uma das razões é o fato de ter acompanhado quatro, das sete turmas que se formaram na TVTEC. “É a quarta turma que acompanha na formatura. E é muito legal, bacana mesmo, ver que mesmo que mude a turma o engajamento das pessoas é fabuloso. E você tem em cada curso desde empresários até pessoas que buscam a colocação ou recolocação no mercado”, comenta. “Esse curso, bem como os de outras áreas aqui no Complexo Argos, está ajudando a gente a mudar a história de pessoas que já estão até trabalhando na área. Eu fico muito feliz com isso de verdade”, completa.
Para a superintendente da emissora, a jornalista Mônica Gropelo, o mais importante é ver que o projeto “deslanchou por si mesmo, pela sua importância”. “Ele tem criado a possibilidade e a oportunidade que falta ainda ao mercado local”, pondera a jornalista. “As pessoas que são qualificadas nos cursos conseguem empreender, a partir da noção que adquirem. Se interessam, se aprofundam, abrem negócios, saem da vulnerabilidade, movimentam a economia criativa”, estima Mônica, co-idealizadora da escola em tecnologia digital e produção audiovisual.
A publicitária Aline de Oliveira Muller terminou Prática de MÃdias Sociais. Radiante, garantiu que profissionalmente o curso alavancou seu trabalho. “Deu uma boa alavancada, aliás”, considerou. “Melhorei muito a divulgação do que faço, das minhas atividades, com boa repercussão”, acrescentou ela.
Sempre como mestre de cerimônia nas formaturas, o diretor de Teleducação da TVTEC, Hilário Pereira, não escondia o contentamento. Afinal, é ele quem entrevista a absoluta maioria dos candidatos à s vagas oferecidas pelos cursos. “É a sétima formatura e a gente percebe que o caminho está mais do que certo”, indica. “Ver o sucesso dos alunos, a felicidade a cada formatura dá a certeza de que a TVTEC atende a carência que havia no mercado, que era oferecer cursos e o melhor ainda, cursos gratuitos e de alta qualidade”, assegurou.
O veterano entre os formandos era Barboza Júnior (com Z mesmo, que nome de gente famosa é diferente), jornalista e radialista há 40 anos, com passagens marcantes pelas emissoras de rádio locais. “Nessa altura do campeonato, vim em busca de me adequar à s novas tecnologias, à agilidade das novas mÃdias que surgiram. Contar histórias se faz sempre do mesmo modo. Se comunica do mesmo modo. Mas esses novos meios dão velocidade maior ao modo de divulgar, difundir essas histórias”, ponderou Barboza Júnior. “Aqui encontrei a agilidade que buscava, já estou fazendo alguns trabalhos com que aprendi e vou dizer mais, estou me ‘metendo a besta’ e até palestras sobre o assunto estou dando, a partir do aprofundamento, de aprimorar o que aprendi”.
Em um ano de atividade, a RTVTEC formou e capacitou, em sete cursos regulares, como os concluÃdos nesta quarta-feira, 374 alunos de 18 a 65 anos – a maioria em vulnerabilidade social e econômica – e se forem contabilizados os profissionais de comunicação que participaram de workshops, nesse mesmo perÃodo, o número sobe para 551 pessoas capacitadas. Só nos três primeiros meses de 2018, ofereceu 40% de vagas a mais em relação ao perÃodo de agosto a dezembro 2017, quando foi implantada.
A Rede TVTEC, em parceria com o Centro Paula Souza, abre inscrições para sua oitava turma nos dias 27 e 28 de setembro para os cursos de Práticas de MÃdias Sociais e Edição de VÃdeos para Redes Sociais, das 10 à s 12 horas e das 14 à s 17 horas, no prédio da Fundação Televisão Educativa de Jundiaà (FTVE), localizado no Complexo Argos. São oferecidas 20 vagas para o curso de Edição de VÃdeos para Redes Sociais e 20 de Práticas de MÃdias Sociais. (Clique aqui para saber mais)
(Por Pedro Fávaro Jr.)