Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Coleta Seletiva em Jundiaí tem alta neste ano

Publicada em 24/09/2018 às 08:10

Os resíduos coletados são destinados ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol)

A coleta seletiva registrou aumento de 10% nas médias de resíduos coletados este ano em Jundiaí, na comparação com as do ano passado. Em 2017, a média mensal foi de 650 toneladas de recicláveis, ante média de 700 toneladas este ano. Todo o material coletado é levado para o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol). Os dados foram divulgados pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP).

O diretor de Limpeza Pública, Márcio Moraes, explica que o volume coletado está ligado diretamente à economia em geral e ao consumo das famílias. “Nos picos de consumo, registrados nos meses de dezembro e janeiro, há um aumento substancial na coleta”, aponta.

Os dados de Jundiaí são positivos, comparados ao cenário nacional. Segundo um recente estudo da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, a coleta seletiva em Municípios brasileiros não avançou nos últimos tempos. Em 2016, segundo o estudo, em 1.692 cidades do país não havia sequer uma iniciativa nessa área. Já em 2017, esse número caiu para 1.647. Mas, na região Centro-Oeste, por exemplo, a maior parte das cidades (55,2%) não tem nenhum tipo de seletiva.

“O sistema contempla 100% da cidade. A coleta acontece duas vezes por semana em cada bairro, através de um caminhão baú, que encaminha tudo para o Geresol. O cronograma pode ser conferido no site da Prefeitura”, detalha o diretor.

(Fonte e imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/09/24/coleta-seletiva-em-jundiai-tem-alta-neste-ano/

Apoio