Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Pesquisa eleitoral que roda no WhatsApp é golpe

Publicada em 25/09/2018 às 09:56

Cibercriminosos estão se aproveitando do momento político atual para disseminar links para uma pesquisa falsa do Ibope e Datafolha. O intuito final do golpe é roubar informações de usuários do aplicativo.

Tanto o Ibope quanto o Datafolha negaram as pesquisas via WhatsApp

Segundo a Folha, assim que o link malicioso é acessado, as vítimas entram em uma página que exige o cadastro e o compartilhamento da pesquisa falsa com outras pessoas. Entre as informações exigidas, estão cidade, estado e candidato que será votado.

Tanto o Ibope quanto o Datafolha negaram as pesquisas via WhatsApp. Mauro Paulino, diretor do Datafolha, comentou que as pesquisas são realizadas por meio de entrevistas pessoais. O Ibope reforçou alegando que o procedimento não acontece via aplicativos.

Para não cair nesse tipo de golpe, você precisa ficar atento aos links recebidos e ao remetente — não clicar em endereços recebidos de contatos desconhecidos é a máxima. Além disso, se você está com uma dúvida, não insira os seus dados pessoais sem checar com outra pessoa, pode ser amigo ou familiar. Em último caso, procure o site oficial de seu banco/empresa/candidato e entre em contato. Vale notar que é interessante contar com uma ferramenta antivírus em seu smartphone e computador.

(Fonte e Imagem: TecMundo)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/09/25/pesquisa-eleitoral-que-roda-no-whatsapp-e-golpe/

Apoio