Idosos participam de ‘Oficina da Memória’ em UBS
Em comemoração a Semana do Idoso, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Agapeama realizou uma oficina dedicada ao cuidado com a memória nesta quarta-feira (26). Além das explicações sobre as doenças que acometem a memória, os usuários aprenderam exercícios para auxiliar no funcionamento cognitivo além de alimentos que fazem bem para o cérebro. A médica Clínica Geral da UBS, Carolina Belardo Vilhena, lembra que existem vários tipos de demência. “Não é todo esquecimento que é Alzheimer. É preciso identificar, a partir de testes e exames, qual o quadro, para o tratamento”, argumenta.
Entre as técnicas que auxiliam a exercitar a memória está falar em voz alta, não usar lista de compras para ir ao supermercado ou feira além de consumir alimentos ricos em zinco, selênio e outros minerais, que são encontrados em ovos, carnes, grãos, laticínios e nozes.
Dona Mercedes Baldan Antonio, 70 anos, foi com o marido Sonivaldo Antonio, 75 anos, participar da Oficina da Memória. “Chega a uma certa idade em que percebemos algumas falhas na memória. Por isso é importante saber mais sobre as doenças e como tratá-las. Temos parentes que estão com Mal de Alzheimer e é a família, que está próxima diariamente, que percebe os sinais”, comenta.
A enfermeira gerente da UBS, Cássia Brito, explica que a rede de saúde de Jundiaí oferece várias atividades que auxiliam os idosos para o cuidado. “Nesta unidade temos grupos de convivência, de Lian Gong e essas oficinas pontuais, todas com o objetivo de proporcionar qualidade de vida e promover a saúde da população”, salienta.
(Fonte e Imagem: Prefeitura de Jundiaí)