Prefeitura elimina fila de cirurgia pediátrica
Os 468 pacientes entre 0 e 19 anos que aguardavam por uma cirurgia pediátrica serão atendidos a partir do mês de outubro, após a assinatura, nesta quinta-feira (27), de convênio firmado entre a Prefeitura de Jundiaí e o Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc). A eliminação da fila é possível a partir da destinação de R$ 1,2 milhão de emenda parlamentar. O convênio tem duração de seis meses.
“A realização é possível pelo trabalho em conjunto realizado pela administração em parceria com o deputado Miguel Haddad, que encaminhou emenda parlamentar para viabilizar as operações. Estamos mostrando que, com trabalho e planejamento, é possível realizar melhorias na Saúde. Sabemos que ainda temos muito o que fazer, mas estamos trabalhando para alcançar a excelência no atendimento”, detalha o Prefeito Luiz Fernando Machado.
Apesar de Jundiaí contar com dois hospitais de alta complexidade, ambos trabalham com sua capacidade máxima instalada em horas de centro cirúrgico ocupada. As cirurgias pediátricas tinham tempo de espera de um ano. Já as cirurgias ortopédicas pediátricas o tempo chegava a três anos. Com o credenciamento do Hospital da Criança do Grendacc é possível eliminar a fila, dando atendimento para as crianças e jovens que aguardavam pelo procedimento”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.
Os procedimentos que serão realizados pelo convênio entre a Prefeitura de Jundiaí e o Grendacc entram em sala cirúrgica a partir de outubro, nas especialidades ortopédicas, gástricas e clínicas, somando 468 procedimentos. A fila com maior número de pacientes (94) é de postectomia (fimose), seguida por enxerto de tendão único (70) e transferência muscular (60). “A ação é continuidade do trabalho iniciado no ano passado, com a implantação do programa Saúde em Dia, que eliminou filas de espera para exames e consultas com especialistas” conta o gestor da UGPS.
(Fonte e Imagem: Prefeitura de Jundiaí)