Nasa completa 60 anos com planos de voltar à Lua
A agência espacial americana (Nasa) completou 60 anos nesta segunda-feira (1º) e diz que pretende levar novamente o homem à Lua, mas sem “estar competindo com um concorrente”. “Voltaremos à Lua para aprender mais sobre o que será necessário para apoiar a exploração humana em Marte e além”, diz texto publicado nesta segunda-feira no site da agência.
Jim Bridenstine, da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos, gravou um vÃdeo com uma mensagem de aniversário. “Nossa grande agência tem mudado o mundo para melhor. Nossa história continua a ser feita com compromentimento e liderança. O presidente Eisenhower lançou a nossa nação para uma nova era espacial e o presidente Kennedy nos deu o desafio de chegar à Lua”, disse.
A Nasa foi criada após o lançamento do programa Sputnik pela União Soviética e, desde então, levou o homem a pisar na Lua, pesquisou os planetas do Sistema Solar e continua na busca por evidências de vida além-Terra, como as descobertas sobre os planetas vizinhos no Sistema Solar, que são uma marca da agência. Diversas missões conseguiram detalhes importantes sobre Marte, Júpiter, Saturno e até Plutão.
O Planeta Terra ainda é o principal interesse da agência. Os satélites da Nasa fornecem uma compreensão cientÃfica dos sistemas terrestres interconectados. Nos anos 1980, observações a longo prazo da superfÃcie, da biosfera, da atmosfera e dos oceanos foram feitas. A agência é um dos principais órgãos de observação das mudanças do clima e dos riscos naturais. O primeiro satélite enviado pela agência para observar a Terra foi o Explorer-1, ainda em 1958. Atualmente, seis décadas depois, a Nasa tem 115 satélites de observação do nosso planeta.
(Fonte: G1)
(Imagens: Nasa)