Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí promove ações de prevenção de câncer bucal

Publicada em 03/10/2018 às 08:17

Exames preventivos de câncer bucal serão realizados gratuitamente, durante o sábado (6), das 8 às 17 horas, na Praça Governador Pedro de Toledo, a partir de iniciativa em parceria entre a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD), o Conselho Regional de Odontologia e a Abimo pela Campanha Sorria para a Vida. A ação é gratuita e os exames serão realizados em van equipada com consultório odontológico. Os casos suspeitos serão encaminhados para o Ambulatório de Especialidades do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), para o acompanhamento, e, em caso de comprovação, o tratamento.

Os casos suspeitos serão encaminhados ao Hospital São Vicente de Paulo

“A prevenção é fundamental para evitar o agravo da doença”, comenta o gestor da UGPS, Tiago Texera. O Instituo Nacional do Câncer (Inca) prevê 600 mil novos casos de câncer no Brasil em 2018 e a morte de 6.579 pessoas por ano devido ao câncer bucal, doença que tem fatores de risco e, portanto, com prevenção pode ser evitada. Manchas e aftas que não cicatrizam em 15 dias podem ser indícios de câncer bucal e o cirurgião-dentista é o profissional apto a fazer o diagnóstico correto e encaminhar o paciente para exames aprofundados e tratamento.

De acordo com o dentista José Antonio Kachan Júnior, Delegado do CROSP Seccional de Jundiaí e coordenador da Cirurgia Buco Maxilo Facial do HSVP, os casos suspeitos terão encaminhamento imediato. “As pessoas diagnosticadas com suspeita de câncer bucal sairão do atendimento, no sábado, já com agendamento no Ambulatório de Especialidades do HSVP. O tratamento terá começo, meio e fim”, explica. Para participar da ação, basta comparecer à praça, no horário estabelecido, para passar pelo exame.

Perfil
O perfil dos pacientes com câncer de boca mudou nos últimos anos. A doença, que antes tinha uma incidência maior entre homens mais velhos, principalmente por causa do consumo de álcool e cigarro, agora acomete também homens jovens, com idade entre 30 e 44 anos, além de adolescentes e idosos. Entre as mulheres, a doença também tem aumentado, especialmente nessas faixas etárias. O motivo é a maior exposição ao sexo oral sem proteção. Por isso é importante a vacinação contra o HPV desde cedo em meninos, bandeira levantada pela ABCD.

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)

(Imagem: Pixabay)


Leia mais CidadesNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/10/03/jundiai-promove-acoes-de-prevencao-de-cancer-bucal/

Apoio