Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Chip espião chinês está até em servidores da CIA

Publicada em 04/10/2018 às 15:21

As empresas de servidores que mandaram fabricar suas motherboards na China estão em pânico: uma reportagem da Bloomberg, publicada na manhã desta quinta-feira (4) mostra que essas motherboards contêm um chip minúsculo que abre um backdoor para qualquer rede onde esse servidor estiver instalado. A descoberta foi feita em motherboards da Supernmicro, que tem servidores instalados em lugares como a nuvem que a Amazon está montando para a CIA. A Supermicro tem centenas de clientes, incluindo a Apple.

A questão tem várias dimensões e a primeira é, naturalmente, a da segurança nacional dos EUA. A comprovação de um backdoor com essas características compromete toda a segurança do país, segredos de Estado, segredos militares, segredos industriais, patentes, infraestrutura crítica e muito mais. Na dimensão industrial, o problema é gravíssimo: toda a indústria eletrônica americana faz projetos no Vale do Silício, mas faz a produção na China porque é muito mais barato. A China fabrica 75% dos telefones móveis e 90% dos PCs do mundo.

O problema foi descoberto pela Amazon. Em 2015 ela decidiu comprar uma empresa chamada Elemental, especializada na compressão de vídeo. Seus algoritmos são bons e estão em uso nos data centers do Departamento de Defesa, nas operações de drones da CIA e nas redes dos navios de guerra da Marinha. E os algoritmos infelizmente rodam em servidores Supermicro.

(Por Paulo Brito, www.cibersecurity.net.br .).

(Fotos: Pixabay)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/10/04/chip-espiao-chines-esta-ate-em-servidores-da-cia/

Apoio