Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Outubro Rosa movimenta usuárias de UBSs

Publicada em 05/10/2018 às 08:32

O mês de outubro, dedicado à conscientização sobre a necessidade de prevenção do câncer de mama, tem agenda tomada por atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS). Nesta quinta-feira (4), a UBS Esplanada realizou atividades envolvendo os usuários dos serviços públicos. O evento também promove a realização de mamografias entre as mulheres que nunca passaram pelo procedimento.

Dona Solange venceu o câncer de mama e teve alta médica em abril deste ano

A UBS Esplanada tem no público adulto a maior parcela de atendimentos. “A ação é uma união da Plataforma Qualidade de Vida, a partir da UGPS e da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), com foco na prevenção e promoção da saúde. O câncer de mama é uma doença que, diagnosticada precocemente, tem cura”, comenta a enfermeira e gerente da unidade, Fabiana Montoro Novo.

“Quando tinha 42 anos descobri, por meio de mamografia, que tinha câncer de mama. Fiz tratamento, radioterapia e tomei medicação. Neste ano, recebi alta dos médicos. Após oito anos não tive metástase. As mulheres não precisam ter medo, devem buscar o atendimento e tratamento”, comenta Solange Firmino, que venceu a doença.

Neste mês de outubro, em todas as UBSs, as usuárias podem buscar a solicitação de exame de mamografia, a partir de 40 anos, ou a partir de 35 anos para aquelas que registram casos da doença na família. O agendamento será feito em 10 dias e, o resultado, avaliado por corpo clínico. Em caso de ocorrência de anormalidade, a mulher será encaminhada para atendimento prioritário, e, em caso de confirmação da doença, direcionada para o tratamento.

(Fonte e imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/10/05/outubro-rosa-movimenta-usuarias-de-ubss/

Apoio