Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Pesquisa aponta risco na utilização de adoçantes

Publicada em 05/10/2018 às 11:06

As substâncias nos adoçantes artificias podem causar problemas durante a digestão

Em pesquisa realizada pelas universidades de Ben-Gurion, em Israel, e Nanyang Technological University, no Singapura foram apontados alguns riscos na utilização dos adoçantes artificiais para o funcionamento do intestino humano.

No estudo ficou constatado que as substâncias presentes no produto podem prejudicar o processo de digestão em razão da alteração na atuação das bactérias presentes no intestino.

“Minha recomendação é não usar adoçantes artificiais”, afirma Ariel Kushmaro, professor de Biotecnologia Microbial na Universidade Ben-Gurion e coordenador do estudo. O processo envolveu a exposição de um tipo especial da bactéria a adoçantes comuns como aspartame, sucralose e sacarina para chegar a seguinte conclusão: os açúcares artificiais têm um efeito tóxico e estressante sobre as bactérias, dificultando seu crescimento e reprodução.

Algumas doses de café e soda adoçadas artificialmente seriam o suficiente para dificultar o processamento de açúcares e carboidratos pelo organismo, aponta a pesquisa. “Não estamos dizendo que [o adoçante] é tóxico para seres humanos”, observa Kushmaro. “Estamos dizendo que pode ser tóxico para as bactérias do intestino, o que, portanto, nos influenciaria”.

(Fonte: Exame)


Leia mais CidadesNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/10/05/pesquisa-aponta-risco-na-utilizacao-de-adocantes/

Apoio