Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Tire suas dúvidas sobre as Eleições 2018

Publicada em 05/10/2018 às 10:06

A apenas dois dias das do primeiro turno das Eleições 2018, que serão neste domingo (7), muitos eleitores ainda têm dúvidas sobre quais documentos levar, horário, o que é ou não permitido, entre outros. As eleições têm início às 8 horas da manhã e é possível votar até as 17 horas. O segundo turno será no dia 28 de outubro.

As Eleições 2018 serão no domingo (7); Segundo turno será em 28 de outubro

No Brasil, o voto é obrigatório para brasileiros alfabetizados maiores de 18 anos e menores de 70 anos, e para votar, é necessário levar um documento oficial com foto, que pode ser carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, Documento Nacional de Identidade (DNI) ou carteira nacional de habilitação. Não valem certidão de nascimento e de casamento como prova de identidade na hora de votar.

No título de eleitor é possível consultar sua zona e a seção eleitoral para votação. Se preferir, baixe o aplicativo e-Título, disponível para Android ou iOS, que substitui documento oficial com foto. Também é possível consultar o local de votação no portal do TSE, no aplicativo e-Título ou com os assistentes virtuais do TSE no Twitter e no Facebook.

Confira outras informações importantes:

  • No dia da votação, é indicado levar uma “cola” com o número dos candidatos escolhidos;
  • Não é permitido o uso de nenhum tipo de aparelho eletrônico na cabina de votação;
  • A manifestação silenciosa e individual é permitida através de adesivos, botons e bandeiras;
  • Em todos os locais de votação haverá postos de justificativa, onde será possível justificar a não votação com o requerimento de justificativa, documento com foto e título de eleitor;
  • Não é possível votar duas vezes no mesmo senador; Neste caso, o voto será anulado e somente o primeiro voto será considerado.

Como votar na urna eletrônica?
Basta digitar, no teclado da urna, o número dos candidatos de sua preferência nesta ordem: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senadores, governador e presidente. Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde Confirma. Para o cargo de senador, você deve realizar esta operação duas vezes. Acesse, no portal do TSE, o Simulador de Votação 2018 e pratique.

(Fonte: Tribunal Superior Eleitoral)
(Imagem: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil)


Leia mais CidadesDestaquePolítica
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/10/05/tire-suas-duvidas-sobre-as-eleicoes-2018/

Apoio