Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Santuário de Aparecida começou com uma pescaria

Publicada em 11/10/2018 às 14:34

Hoje Aparecida é o principal ponto de turismo religioso do país. Anualmente, cerca de 12 milhões de romeiros visitam o Santuário Nacional – que recebeu os três últimos papas do catolicismo, João Paulo 2º, Bento 16 e Francisco. No feriado dedicado à santa, o local costuma ser visitadas por cerca de 200 mil pessoas todos os anos. Em julho de 2013, quando visitou o Brasil, o papa Francisco celebrou uma concorrida missa no Santuário Nacional de Aparecida.

Atualmente, Aparecida é o principal ponto de turismo religioso do Brasil

Mas tudo começou em 1917, numa pescaria para garantir a festa para o Conde de Assumar, dom Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, governador da capitania de São Paulo e Minas de Ouro.  Era 17 de outubro de 1717. O conde estava passando por Guaratinguetá, a caminho da Vila Rica – aquela de Tiradentes.  A Câmara Municipal de Guaratinguetá prometeu uma boa recompensa para quem levasse os peixes. Os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram pedindo proteção à Virgem Maria e ajuda a Deus e lançaram seus barcos no Rio Paraíba.

A pesca estava ruim e estavam desistindo da empreitada, pelas bandas de Porto Iguaçu. Foi aí que João Alves puxou em sua rede e apareceu uma imagem da Virgem Maria sem cabeça. Lançou a rede outra vez apareceu a cabeça da imagem. Os pescadores envolveram a cabeça em um lenço e juntaram as partes. A tradição oral conta que a imagem ficou tão pesada que eles não conseguiam mais movê-la.  E as redes lançadas começaram a ajuntar tantos peixes que as embarcações corriam o risco de afundar. Foi a primeira intercessão atribuída à santinha.

Assim, começa a história da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, nome que acabou dado à imagem de Nossa Senhora da Conceição, feita de terracota, com 36 cm de altura e 2,5 kg, encontrada a 301 anos.

CURIOSIDADES

1. Quem batizou a santa encontrada no rio Paraíba do Sul de Aparecida?
Não houve um “batismo” oficial. “De tanto o povo falar em aparecida daqui, aparecida dali, o termo ganhou inicial maiúscula e virou nome próprio”, explica o jornalista Ricardo Marques, autor de Nossa Senhora Aparecida – 300 Anos de Milagres (Record)

2. Como ela foi parar no rio?
Há pelo menos duas hipóteses. A mais provável é que, depois de quebrada, algum fiel tenha se desfeito dela – jogando ela no rio – para evitar mau agouro. “Manter defunto de barro dentro de casa era certeza de maldição”, esclarece o jornalista Rodrigo Alvarez, de Aparecida – A Biografia da Santa que Perdeu a Cabeça, Ficou Negra, Foi Roubada, Cobiçada pelos Políticos e Conquistou o Brasil (Globo)

3. Quanto tempo a imagem teria permanecido no fundo do Paraíba do Sul?
Difícil saber. Segundo estimativa de Rodrigo Alvarez, “não mais do que cinco anos”. Na opinião do jornalista, a imagem pertencia à capela Nossa Senhora do Rosário, de propriedade do capitão José Correia Leite, inaugurada em 1712.

4. Quem esculpiu a imagem da santa?
Até pouco tempo atrás, a autoria da imagem era desconhecida. Hoje, acredita-se que tenha sido moldada pelo frei carioca Agostinho de Jesus, elucida a historiadora Tereza Galvão Pasin, autora de Senhora Aparecida – Romeiros e Missionários Redentoristas na História da Padroeira do Brasil (Santuário).

5. Os pescadores que encontraram a imagem da santa eram escravos?
É bem provável. A Câmara de Guaratinguetá tinha prometido uma recompensa para quem conseguisse pescar a maior quantidade possível de peixes.

6. De quem é a imagem encontrada no rio?
Para o jornalista Ricardo Marques, não há dúvidas: é de Nossa Senhora da Conceição. Foi dom João 4º que, em 1646, promoveu a Virgem Maria ao posto de padroeira de Portugal.

7. A princesa Isabel dizia ter recebido um milagre da santa?
Tudo indica que não. Não O que se sabe é que Isabel e seu marido, o Conde d’Eu, eram devotos ilustres da santa.

8. Qual é a cor de Nossa Senhora da Conceição Aparecida? Branca ou negra?
Para alguns, a escultura de barro ganhou seu característico tom escuro por causa do lodo do Paraíba do Sul, acredita o jornalista Ricardo Marques. Para outros, o teria sido a fumaça das velas do oratório, durante 28 anos, na casa de Silvana da Rocha Alves, a mãe de João, um dos pescadores.

9. A imagem exposta no Santuário Nacional de Aparecida é a mesma encontrada no rio?
Há quem diga que não, que se trata de uma réplica perfeita da imagem original, guardada em algum cofre a sete chaves. O Santuário Nacional de Aparecida, porém, garante que sim.

10. A imagem foi encontrada no dia 17 de outubro de 1717. Por que, então, a festa da Padroeira do Brasil é comemorada no dia 12 de outubro?
Para o historiador Leandro Karnal, a escolha pelo dia 12 de outubro não foi aleatória. Ele cita datas como o descobrimento da América (12/10/1492), a aclamação de Pedro 1º como imperador do Brasil (12/10/1822) e a inauguração da estátua do Cristo Redentor (12/10/1931), como prováveis fontes de inspiração para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 (Fontes: CNBB, Santuário Diocesano de Jundiaí, site da BBC, Terra, Santuário Nacional; Foto: Santuário Nacional, Oração e Fé)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/10/11/santuario-de-aparecida-comecou-com-uma-pescaria/

Apoio