Atendimento Psicossocial oferece oficina de geração de renda
O Centro Atenção Psicossocial (Caps) III Adulto, equipamento da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realiza oficinas de geração de renda como forma de reinserção no mercado de trabalho. Com o tema “Cozinha Tradicional”, cinco usuários do serviço produzem pães de mel e biscoitos que são comercializados pelos próprios confeiteiros.
Alessandra Meira, 47 anos, está em tratamento no Caps III Adulto há três anos após o diagnóstico de transtorno de personalidade. Neste ano participou de oficina de capacitação culinária e desde o mês de setembro, faz parte do grupo ‘Cozinha Tradicional’. “Estamos produzindo pão de mel e biscoito beliscão recheado com goiabada”, comenta a mulher, que já fez os produtos em casa.
De acordo com a assistente social do equipamento de saúde, Camila Ávila de Lima, as oficinas de geração de renda são parte dos projetos que devem ser desenvolvidos nos Caps como forma de incentivar a reinserção das pessoas no mercado de trabalho. “Os transtornos mentais afastam as pessoas do emprego. O atendimento do Caps também tem por objetivo possibilitar ferramentas para que consigam caminhar sozinhos”, detalha.
A coordenadora do órgão, Adriana Carvalho Pinto explica que entre a oficina Cozinha Tradicional e Gerando Arte, 20 pessoas participam dos grupos. “Do que é produzido e vendido, 20% é reinvestido para a compra de mais matéria prima e o restante é divido entre os participantes. Nas próximas semanas, as obras produzidas pelos artistas do Caps serão comercializadas nos eventos do ‘Jundiaí Feio a Mão’, como forma de ampliar o acesso aos trabalhos”, explica.
(Fonte e imagem: Prefeitura de Jundiaí)