Uva e derivados podem auxiliar na saúde vascular
De acordo com dados oficiais da Organização Mundial da Saúde, as doenças cardiovasculares, como a doença arterial coronariana, a insuficiência cardÃaca e o acidente vascular cerebral, estão entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo.
O consumo de alimentos fontes de fibras dietéticas, vitaminas e fitoquÃmicos, como cereais integrais, frutas e hortaliças, estão diretamente relacionados à diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares. Isso porque estes alimentos são fonte de compostos ativos que atuam com ação cardioprotetora.
Estudos mostram que alimentos fonte de polifenois, sobretudo, de resveratrol devem fazer parte da dieta para prevenção de desordens cardiovasculares. O resveratrol está presente especialmente na casca da uva e desempenha um papel bioquÃmico, agindo como inibidor da coagulação e agregação plaquetária, promovendo alta ação anti-inflamatória e regularizando o metabolismo lipÃdico e proteico. Atua também na inibição da proliferação celular e o aumento do relaxamento dos vasos sanguÃneos.
A uva e seus derivados, como suco e vinho tinto – preferência pelo seco e sem açúcar e em doses moderadas -, podem ser incluÃdos na alimentação para garantir a ingestão de resveratrol em quantidades equilibradas, na promoção do efeito cardioprotetror.
(Fonte/Imagem: G1)