Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

96% do total de mamografias de 2017 já foi realizado

Publicada em 30/10/2018 às 16:14

O mês dedicado à prevenção do câncer de mama se encerra com acréscimo de 70% na procura e no agendamento do exame de mamografia, no mês, para as usuárias do serviço de Saúde de Jundiaí. Com o número registrado até o mês de outubro, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) já alcança 96% do total realizado no ano passado e abre espaço para o aumento de 17% no atendimento, já que restam, até dezembro, mais 5 mil vagas para o exame preventivo feminino.

Solicitações de mamografia até o mês de outubro alcançam 96% do total realizado no ano passado

Em toda a rede, o mês de outubro registra 3.654 agendamentos de exames contra 2.140 no mesmo mês do ano passado. Em termos percentuais, significa dizer que as 22.689 mamografias realizadas representam 96% do total deste exame realizado no ano passado (23.542), sendo a maioria, (90%) demandada pela Atenção Básica.

O aumento é creditado pela ação de busca ativa realizada pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em alguns equipamentos, a ampliação no interesse chega a 250% em relação ao mesmo período do ano anterior. Mensalmente há sobra de 800 exames de mamografia na cidade. Das 2,5 mil vagas ofertadas, apenas 1,7 mil são agendadas e realizadas. Por isso, neste ano, a ação foi direcionada para a busca das pacientes e para a conscientização.

“Muitas mulheres acabam deixando de agendar por medo. Situação que apenas atrapalha a prevenção da doença, já que o câncer de mama tem maior chance de sucesso no tratamento com a precocidade no diagnóstico. A mamografia é o exame principal. Caso existam alterações, a equipe da UBS entrará em contato com a paciente para dar prosseguimento ao atendimento fazendo encaixes de urgência na agenda”, comenta a diretora de Atenção Básica da UGPS, Dayane Martins.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/10/30/96-do-total-de-mamografias-de-2017-ja-foi-realizado/

Apoio