Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Horário de Verão tem início neste domingo (4)

Publicada em 31/10/2018 às 14:20

O Horário de Verão 2018 começa às 0 horas deste domingo (4), no mesmo dia da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O horário diferenciado mexe na rotina e organismo de muita gente, por isso, para quem vai fazer a prova, é importante manter-se atento ao ajuste do relógio.

De acordo com o MEC, horário de verão será rigorosamente cumprido

Embora cada organismo tenha um tempo para entrar no ritmo do Horário de Verão, para a maioria das pessoas o prazo é de uma semana. Enquanto isso não acontece, é muito comum que esse desajuste no relógio biológico acabe provocando alterações físicas como insônia, falta de apetite, sono, cansaço e desatenção.

O Ministério da Educação (MEC) recomenda que inscritos tenham atenção redobrada quanto ao horário de verão, que “será rigorosamente cumprido”. Para garantir a chegada antes do fechamento dos portões, é recomendado que o candidato pesquise sobre o trajeto a ser feito, além de levar caneta esferográfica transparente de tinta preta e documento oficial de identificação com foto. Vale lembrar que dormir bem no dia anterior e comer alimentos leves antes de ir para o local de aplicação podem ajudar a manter a calma antes do exame. Como a prova é de extensa duração, participantes podem optar por levar lanches e água.

Algumas pessoas podem sentir alteração no sono, outras não sentem fome ou comem fora de hora e a alternância no horário das refeições pode gerar falta de apetite. Por isso, o ideal é tentar fazer as refeições sempre nos mesmos horários e consumir alimentos mais leves, como frutas, sucos, chás gelados e se hidratar bastante nessa época. É importante também evitar os cigarros, bebidas alcoólicas ou estimulantes durante a noite e, principalmente, no início da adaptação ao novo horário.

(Fonte: O Povo/Dicas de Mulher; Imagem: Rádio Videira)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/10/31/horario-de-verao-tem-inicio-neste-domingo-4/

Apoio