Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí é 4ª do País em ranking de evolução de municípios

Publicada em 13/11/2018 às 10:16

Na manhã desta segunda-feira (12), o presidente da Macroplan, Cláudio Porto, apresentou aos gestores municipais os dados referentes à Jundiaí, que está muito bem posicionada no ranking sobre a evolução dos cem maiores municípios brasileiros na última década, ocupando o 4º lugar.

Ranking foi divulgado em agosto deste ano pela Macroplan, no qual Jundiaí está com nota 0,733 numa escala que vai até 1,0

O ranking foi divulgado em agosto deste ano pela Macroplan, no qual Jundiaí está com nota 0,733 numa escala que vai até 1,0. A evolução é retratada no Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), que reúne 15 indicadores em quatro áreas críticas para a gestão pública: Educação, Saúde, Segurança e Saneamento e Sustentabilidade. Para cada área foram identificados os municípios de destaque, com as melhores posições e maiores evoluções. “Jundiaí tem um grande potencial de melhoria por conta da possibilidade de manter uma agenda robusta de médio prazo. É importante concentrar recursos no que precisa ser feito e avaliar o reflexo dos projetos implementados na população”, afirmou.

Durante a apresentação, Porto explicou que, durante a análise dos dados, os municípios são divididos em “clusters” compostos por cidades que tenham características semelhantes. Nesse contexto, Jundiaí se destacou ante os seus pares em quatro pontos principais: matrículas na pré-escola, nota no IDEB, número de consultas pré-natal e índice de esgoto tratado. “Quando falo que a questão aqui é gestão de oportunidades é porque o Município está muito bem posicionado e não é necessário fazer grandes ajustes para manter o índice alcançado”, explicou.

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, afirmou que os dados apresentados pela Macroplan confirmam a estratégia adotada pela gestão do prefeito Luiz Fernando Machado de corrigir pontos falhos e avançar com as entregas que promovam o bem-estar da população. “Fizemos um ajuste fiscal profundo no início do ano passado e temos priorizado a aplicação de recursos nas áreas prioritárias, como Educação, Saúde, Mobilidade e Segurança Pública. Ainda há ajustes a serem feitos, mas a situação está melhorando”, disse.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/11/13/jundiai-e-4a-do-pais-em-ranking-de-evolucao-de-municipios-1/

Apoio