Musicista de Jundiaà faz campanha para estudar no exterior
A musicista Giovanna Finardi, de 22 anos, foi aprovada em um conservatório de Paris, na França, e, por isso, criou uma vaquinha online para custear o primeiro de dois anos de estudo. A flautista passou pela avaliação no inÃcio de outubro no Conservatoire à Rayonnement Régional e foi aprovada por unanimidade do júri. Ela e outros três flautistas passaram no teste, que reuniu músicos do mundo todo.
Para realizar a prova, a academista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) precisou economizar a bolsa que ganha da instituição para arcar com os custos da viagem de uma semana, como passagem, taxa de inscrição e hospedagem. Desde que soube da aprovação, Giovanna montou um orçamento para conseguir se manter na capital francesa por 12 meses, que inclui custos com alimentação, transporte, moradia e uma taxa de anual de € 1.500 do conservatório.
Giovanna irá embarcar no dia 20 de novembro, pois ganhou as passagens de uma instituição que apoia o desenvolvimento de jovens músicos da qual foi bolsista durante um ano. A musicista ficou entre os vencedores do Concurso Jovens Solistas da Osesp de 2018, que a possibilitou solar com a orquestra uma obra de Mozart.
Aos 10 anos, a jovem foi aprovada na Orquestra Infanto Juvenil da Unicamp, que acabou fechando após um ano por falta de recursos financeiros, conforme Giovanna. Foi então que ela se mudou para a Escola de Música do Estado de São Paulo, onde estudou música por oito anos. Giovanna passou no vestibular de três universidades de São Paulo, mas escolheu fazer o curso de música com habilitação em flauta transversal na Universidade Estadual Paulista (Unesp). No último ano de faculdade, em 2017, passou a integrar o grupo de músicos da academia da Osesp.
(Fonte e imagem: Portal G1)