Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí realiza encontro sobre Acumulação Compulsiva

Publicada em 29/11/2018 às 08:16

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) realiza o II Encontro sobre Acumulação Compulsiva para debater o tema com a proposta de sensibilizar e compartilhar experiências relativas à situação de acumulação compulsiva, construindo fundamentos para a melhoria da articulação entre os diferentes setores públicos e atores da sociedade. A reunião será no 5 de dezembro, das 8h às 17h, no auditório da UNIP.

A meta é buscar a integralidade do cuidado e a proteção das pessoas

Os casos de acumulação compulsiva são caracterizados pelo acúmulo excessivo de objetos, resíduos ou animais, associado à dificuldade de organização e manutenção da higiene e salubridade do ambiente, com potencial risco à saúde individual e coletiva. “Respeitar o processo, o momento, os limites de cada um é o que permitirá o cuidado a pessoa em situação de acumulação compulsiva”, explica a Aline Aleixo, psicóloga do CAPS.

Em Jundiaí, segundo levantamento da UGPS e da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), são conhecidos 75 casos de acumuladores, distribuídos em vários bairros da cidade. Não existe um único perfil para os acumuladores. Dos casos conhecidos, a faixa etária acima de 60 anos e de 51 a 59 anos estão entre as das pessoas que mais vivenciam a situação. Em relação ao gênero, 56% são mulheres e 44% homens.

De acordo com Roberta Ribeiro, assistente social da Vigilância Epidemiológica e integrante do Grupo Técnico Acumulação Compulsiva (com participação de representantes de várias Unidades de Gestão e de serviços oferecidos na rede), a realização do evento é importante para a divulgação e sensibilização.

(Fonte e imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/11/29/jundiai-realiza-encontro-sobre-acumulacao-compulsiva/

Apoio