Paratleta de Jundiaí participa de Copa na Finlândia
Pela primeira vez na história, o Brasil conta com cinco atletas para a Copa do Mundo de Para Ski Cross Country, e entre eles está o atleta do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama) de Jundiaí, Cristian Ribera. O campeonato ocorre de 12 a 19 de dezembro em Vuokatti, na Finlândia, e a delegação brasileira já começou os preparativos para o campeonato.
Somente neste ano, Cristian Ribera conquistou o melhor resultado do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno de PyeongChang 2018 após terminar em sexto lugar na disputa dos 15km. Ele também foi escolhido Atleta do Mês das Américas em março, em eleição organizada pelo Comitê Paralímpico das Américas (APC) em seu site. Cristian recebeu 54% dos votos do público, o que representa mais de 13 mil pessoas. Além dele, também representarão o Brasil os paratletas Thomaz de Moraes, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Aline Rocha.
Apesar da falta de neve por aqui, a preparação específica para a Copa do Mundo começou faz tempo e se adaptou à realidade climática do Brasil. “Como parte dos preparativos, realizamos um Training Camp de cinco dias em São Carlos, com treinamentos físicos e de rollerski”, conta Taylor Brian, parte da comissão técnica da equipe brasileira de Para Ski Cross Country.
De acordo com Brian, a equipe chega nesta segunda-feira (3) na Finlândia e a preparação continua com a transferência para a neve. “Teremos um total de oito dias de treinamento e adaptação à neve antes da primeira prova, no dia 12 de dezembro. É importante salientar que este período é muito importante para que os atletas estejam adaptados e preparados para obter bom desempenho no campeonato”, explica.
(Fonte/Capa: Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN); Imagem: Reprodução Instagram)