Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Estado de São Paulo tem crescimento na safra de café

Publicada em 06/12/2018 às 14:24

A safra paulista de café apresentou crescimento de 29,6% em relação ao ano passado. O Estado de São Paulo deve fechar o ano com uma produção de 5,8 milhões de safras de café, é o que aponta as estimativas do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O pesquisador e agrônomo Celso Luis Rodrigues Zegro avalia os resultados: ““A bebida resultante desta safra está sendo classificada como de alto grau de excelência”.

A estimativa é de que a produção nacional alcance 59,9 milhões de sacas

A cultura cafeeira é alternada entre uma safra de bom rendimento e outra de menos. Neste ano, já se previa melhor desenvolvimento do fruto e o resultado teve ainda a ajuda do clima favorável, explica o pesquisador. “Não choveu durante a colheita e combinado isso com a florada uniforme, adubação e pulverização certa, a maturação dos frutos levou a um bom resultado”.

Nos anos 2000, uma das principais regiões produtoras, a de Franca, responsável por 44,7% do total do estado, vem retomando, gradativamente, as lavouras cafeeiras, que antes tinham sido substituídas por canaviais ou por áreas de pastagens entre outras culturas. Em São Paulo destaca-se ainda a produção da região de São João da Boa Vista, o equivalente a 18,8% do total paulista. Nessa localidade, a média anual costuma ser estável pela característica das fazendas situadas em montanhas onde não são afetadas por mudanças climáticas.

Dados do IEA indicam que São Paulo é o segundo maior produtor do café tipo arábica, atrás de Minas Gerais. Como o Brasil fornece 25% do total da bebida consumida, os cafeicultores paulistas têm expressiva participação no volume exportado. De janeiro a outubro, as vendas externas atingiram US$ 433 milhões.

(Fonte: Agência Brasil)

(Imagem: Marcelo Camargo – Agência Brasil)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/12/06/estado-de-sao-paulo-tem-crescimento-na-safra-de-cafe/

Apoio