Cadela amamenta filhote de gato abandonado
O instinto materno levou uma cadelinha de Sorocaba a “adotar” um filhote de gato que havia sido abandonado. O gatinho foi encontrado por uma cliente de Nayane sozinho embaixo do carro, no condomÃnio onde ela mora, no dia 1º de dezembro. No consultório, a veterinária constatou que o animal não apresentava nenhum ferimento visÃvel, mas estava com o cordão umbilical um pouco inflamado. Comovida, ela decidiu levá-lo embora, apesar de ter quatro cadelas em casa.
A aproximação do filhote com Dora, de 1 ano e 8 meses, foi imediata. “Ela reagiu bem desde o primeiro instante. Enquanto eu alimentava ele, ela ficava ao meu lado e queria cheirar e lamber ele”, conta. Em três dias, a cadela começou a amamentá-lo, mesmo sem estar grávida. “Ela não é castrada e saiu do cio há 40 dias. Então, ela ficou em contato com o gatinho e foi estimulada a produzir leite. Ela achou que poderia ser dela devido também à parte hormonal, isso se chama pseudociese. Foi muito emocionante!”
De acordo com a veterinária, o gatinho tem pouco mais de 10 dias de vida e, além do choque, estava com hipoglicemia e hipotermia quando foi encontrado. Para ajudar na recuperação, o animal passou a ser amamentado por Dora a cada três horas e, segundo Nayane, não há problema algum em misturar as espécies. Como o gatinho ainda corre riscos e está fraco, a veterinária complementa a amamentação dele com a mamadeira e o leite artificial. Se o filhote sobreviver, ela garante que passará a fazer parte da famÃlia.
(Fonte: G1; Imagem: Arquivo pessoal)