Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

UBSs investem em atividades terapêuticas

Publicada em 11/12/2018 às 10:09

Eliana Leite Soares Santos, 61 anos, está no grupo desde maio de 2018

Indicados como auxiliares no tratamento para ansiedade, depressão e outras patologias da vida moderna, ou somente para o estímulo da convivência entre os idosos, os grupos terapêuticos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) encerram o ano com festa entre os participantes.

As atividades, que são desenvolvidas em várias UBSs e espaços de apoio, são abertas ao público. O grupo ‘Mãos Arteiras’ da UBS Esplanada é exemplo do sucesso das terapias complementares oferecidas pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). Lá, um grupo com mais de 30 mulheres desenvolve atividades com as mãos, com o objetivo de melhorar o corpo e a mente. Dona Eliana Leite Soares Santos, 61 anos, é a com menos tempo de participação. “Em maio passado, passei para tomar a vacina da gripe e ouvi as gargalhadas das mulheres. Perguntei o que era e me informaram sobre o grupo”, contou.

Margarete Diorio Crepaldi, 58 anos, frequenta o grupo há um ano e meio. Começou por conta da depressão e ansiedade. “Filhos casaram, marido aposentou. Minha vida era apenas dentro do portão de casa. Passava por vários médicos e tomava muitos remédios. Com a indicação do grupo, o mundo se abriu. Agora só tomo o remédio da pressão alta. Fiz amizades com pessoas que moravam perto da minha casa e eu não conhecia”, conta a mulher, que também ensina o que sabe para as demais participantes.

Segundo a enfermeira gerente da unidade, Fabiana Montoro, o grupo é formado por pessoas com indicação para a terapia e também para interessados em modo geral. “Não há limitação para a participação. Os interessados devem buscar a UBS para fazer a sua inscrição”, explica.

(Fonte e imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesCursosNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/12/11/ubss-investem-em-atividades-terapeuticas/

Apoio