Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Vendas do comércio têm queda pela segunda vez

Publicada em 13/12/2018 às 10:53

As vendas do comércio varejista brasileiro recuaram 0,4% em outubro, é o que mostra pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (13). Essa é a segunda queda consecutiva, no entanto, o setor de varejo ainda acumula alta de 2,2% no ano. Em 12 meses, o avanço desacelerou de 2,8% em setembro, para 2,7% em outubro, o que reforça a leitura de recuperação lenta do setor e da economia brasileira.

Setor que apresentou maior queda foi o de papelaria, livros e jornais

O resultado veio abaixo do esperado. A expectativa em pesquisa da Reuters era de alta de 0,10%na comparação mensal e de avanço de 3,20% sobre um ano antes. De acordo com a gerente da pesquisa, Isabella Nunes, o resultado de outubro mostra uma perda de fôlego do setor. “Está mais distante do melhor ponto, que foi outubro de 2014. Nada disso tira o comércio da tendência de recuperação, mas de forma gradual. O setor praticamente repetiu o resultado do mês anterior”, avaliou.

Entre os segmentos, as maiores quedas, na comparação com setembro, foram registradas nas vendas de livros, jornais, revistas e papelaria (-7,4%), móveis e eletrodomésticos (-2,5%) e tecidos, vestuário e calçados (-2%).

Com o desemprego ainda elevado, a economia brasileira tem mostrado um ritmo de recuperação ainda lento em 2018, mas nos últimos meses melhorou o otimismo de consumidores e empresários. Segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a confiança do comércio cresceu em novembro e atingiu o maior patamar em mais de 4 anos. Já a confiança do consumidor avançou para o maior nível desde julho de 2014.

(Fonte: Portal G1)


Leia mais CidadesEconomiaNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/12/13/vendas-do-comercio-tem-quedas-pela-segunda-vez/

Apoio