Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Exposição de Presépios marcou reabertura do Solar do Barão

Publicada em 17/12/2018 às 13:20

A noite do aniversário de 363 anos de Jundiaí contou com a reabertura do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, que estava fechado preventivamente desde maio deste ano para uma reforma que contemplou seu sistema elétrico, iluminação, pavimento e telhado. Com várias áreas comprometidas, a decisão por fechar foi tomada levando-se em conta a responsabilidade em disponibilizar um espaço seguro tanto para o acervo nele abrigado, quanto para funcionários e visitantes que circulam pelo local.

Seu Laércio e dona Nina receberam homenagens como os expositores de presépios mais antigos

Entre as obras realizadas, o Museu recebeu uma nova caixa de entrada de força e sua fiação elétrica foi substituída por cabos com maior espessura. Além disso, com a eliminação do cabeamento sobre o forro, onde mantêm-se somente as redes canalizadas necessárias para iluminação, os fios foram enterrados, com indicação de trajeto e caixas de inspeção pelos jardins, e os circuitos foram individualizados.

O Museu também teve reforma completa do telhado, passou pela limpeza e higienização do seu pavimento, ganhou sistema permanente de som e teve toda a sua iluminação substituída por lâmpadas de LED, que consomem 90% menos energia e não dissipam calor. Tanto os jardins quanto a fachada do Museu passam a ser iluminadas por sistema automatizado.

O prefeito Luiz Fernando Machado enalteceu o empenho dos servidores das Unidades de Cultura e Infraestrutura e Serviços Públicos, que evitaram, por fim, gastos maiores aos cofres públicos apenas com a utilização de mão-de-obra própria. “Ao constatar o estado em que se encontrava o Solar do Barão, tivemos de tomar uma decisão difícil, porém, tomada com responsabilidade, que foi a de manter fechado o museu durante todo esse tempo”, reflete Luiz Fernando.

(Fonte e imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/12/17/exposicao-de-presepios-marcou-reabertura-do-solar-do-barao/

Apoio