Confira a previsão para o verão 2019
Chuva e mais calor: assim será o verão brasileiro em 2019. Um verão padrão, dentro da climatologia normal, é a época de maior concentração de ar úmido e quente sobre o paÃs, principais ingredientes para a formação de nuvens de chuva. O diferencial que vai determinar mudanças nas caracterÃsticas básicas da estação será o fenômeno El Niño, que fará com que este verão tenha temperaturas acima da média histórica no Brasil, segundo previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-INPE).
De forma geral, a previsão climática aponta que o nÃvel de chuva de janeiro de 2019 será próximo da normalidade na maioria das áreas do paÃs. O maior impacto do El Niño no verão 2019 será durante o mês de fevereiro, que terá aumento do calor e redução da chuva. Em março a chuva retorna, mas ainda com influência do El Niño. O outono 2019 já não terá influência deste fenômeno.
É no verão que costuma ocorrer grande parte da chuva anual das Regiões Sudeste e Centro-Oeste e também da maioria das áreas da Região Norte. Na Região Nordeste, a frequência da chuva aumenta a partir de fevereiro. Na Região Sul do Brasil, o verão é marcadamente a estação mais chuvosa do ano no norte do Paraná. Nas demais regiões do Sul do Brasil o volume médio mensal de precipitação não tem grande diferença entre o verão e o inverno.
O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro, à s 20h23, no horário brasileiro de verão, e se prolonga até à s 18h58 do dia 20 de março, pelo horário de BrasÃlia.
(Fonte: Climatempo; Imagem: Canal Zeppelin Drones)