Jundiaí zera fila de órteses e próteses para atendimento a deficientes
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, recebeu, neste ano, investimento de R$ 1,5 milhão para a aquisição de órteses, próteses, cadeiras de rodas e de banho, bolsas de colostomia, entre outros equipamentos destinados ao atendimento às pessoas com deficiências físicas do município. Com o investimento foi possível atender a 789 usuários que aguardavam em fila de espera.
“A partir da organização econômica realizada pela administração estamos conseguindo investir em setores prioritários. Haviam pessoas aguardando por próteses e órteses desde 2015. Com o investimento de R$ 1,5 milhão foi possível avançar no atendimento dessa população”, detalha o Prefeito Luiz Fernando Machado. Segundo o gestor da UGPS, Tiago Texera, desde setembro os pacientes estão sendo atendidos para realizar medidas, provas e entregas dos aparelhos. “Conseguimos, a partir de licitação, estabelecer que a empresa vencedora venha até a cidade para fazer o atendimento da população”, argumenta.
De acordo com a gerente do Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência (NAPD), Flávia Daolio Formigari Lima, por mês, cerca de 70 novos casos iniciam tratamento no serviço com demandas para reabilitação e equipamentos como: órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, além de bolsas e acessórios para estomizados. Os pacientes recebem gratuitamente estes equipamentos, pela Prefeitura de Jundiaí, em ordem de chegada e de prioridades técnicas.
André Timponi Ritoni tem 11 anos e nasceu com Mielomeningocele. Aguardava em fila pelo aparelho tutor longo para auxílio na marcha e uma cadeira de rodas pelo NAPD. “O apoio do NAPD é fundamental porque as crianças crescem muito rápido e perdem os aparelhos que são feitos sob medida. A movimentação adequada garante o fortalecimento dos ossos com a descarga de peso e o bom funcionamento dos órgãos vitais”, comenta a mãe, Kalinca Timponi Ritoni.
(Fonte e imagem: Prefeitura de Jundiaí)