Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí zera fila de órteses e próteses para atendimento a deficientes

Publicada em 18/12/2018 às 08:49

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, recebeu, neste ano, investimento de R$ 1,5 milhão para a aquisição de órteses, próteses, cadeiras de rodas e de banho, bolsas de colostomia, entre outros equipamentos destinados ao atendimento às pessoas com deficiências físicas do município. Com o investimento foi possível atender a 789 usuários que aguardavam em fila de espera.

Órgão recebe 70 novos pacientes por mês com necessidades de equipamentos

“A partir da organização econômica realizada pela administração estamos conseguindo investir em setores prioritários. Haviam pessoas aguardando por próteses e órteses desde 2015. Com o investimento de R$ 1,5 milhão foi possível avançar no atendimento dessa população”, detalha o Prefeito Luiz Fernando Machado. Segundo o gestor da UGPS, Tiago Texera, desde setembro os pacientes estão sendo atendidos para realizar medidas, provas e entregas dos aparelhos. “Conseguimos, a partir de licitação, estabelecer que a empresa vencedora venha até a cidade para fazer o atendimento da população”, argumenta.

De acordo com a gerente do Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência (NAPD), Flávia Daolio Formigari Lima, por mês, cerca de 70 novos casos iniciam tratamento no serviço com demandas para reabilitação e equipamentos como: órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, além de bolsas e acessórios para estomizados. Os pacientes recebem gratuitamente estes equipamentos, pela Prefeitura de Jundiaí, em ordem de chegada e de prioridades técnicas.

André Timponi Ritoni tem 11 anos e nasceu com Mielomeningocele. Aguardava em fila pelo aparelho tutor longo para auxílio na marcha e uma cadeira de rodas pelo NAPD. “O apoio do NAPD é fundamental porque as crianças crescem muito rápido e perdem os aparelhos que são feitos sob medida. A movimentação adequada garante o fortalecimento dos ossos com a descarga de peso e o bom funcionamento dos órgãos vitais”, comenta a mãe, Kalinca Timponi Ritoni.

(Fonte e imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/12/18/jundiai-zera-fila-de-orteses-e-proteses-para-atendimento-a-deficientes/

Apoio