Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Meteorologista explica sensação térmica superior a 80ºC no Paraná

Publicada em 19/12/2018 às 10:39

Desde a semana passada, a cidade de Antonina, no litoral do Paraná, tem registrado temperaturas elevadas, com a sensação térmica ainda maior. Na terça-feira (18), por exemplo, a sensação térmica chegou a 81ºC, no momento em que a temperatura máxima era de 44,3ºC, por volta das 16 horas.

Sensação térmica chegou a 81ºC em Antonina nesta semana

Dias antes, na sexta (14), a sensação térmica foi de 64ºC no mesmo horário, com os termômetros marcando 43ºC. Esse aumento da sensação se deve, conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), ao fato de a temperatura estar mais elevada, associada a uma maior umidade do ar.

O meteorologista do Simepar Reinaldo Kneib explicou que a sensação térmica é calculada por meio de uma fórmula que leva em consideração a umidade do ar e a temperatura. “Ela estima o possível desconforto da pessoa de ficar sob essa condição de temperatura aparente”, afirmou Kneib. “A sensação é se a pessoa ficasse exposta ao sol. Além disso, não quer dizer que ficou todo o dia nesse índice. Foi em um momento do dia. Geralmente é à tarde, quando atinge a temperatura máxima e a umidade está elevada”, afirmou o meteorologista.

A umidade do ar na cidade litorânea, na hora em que a sensação térmica chegou a 81ºC, era de 75%, de acordo com Kneib. O Simepar não mantém histórico de sensação térmica, por isso não foi informado se em outro momento já havia sido registrada no estado uma sensação térmica igual ou maior do que a alcançada por Antonina na terça.

(Fonte: G1; Imagem: Duany Gomes Pinheiro/G1)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/12/19/meteorologista-explica-sensacao-termica-superior-a-80oc-no-parana/

Apoio