PIB brasileiro cresce 1,2%, segundo FGV
O Produto Interno Bruto (PIB)  cresceu 1,2% no trimestre encerrado em outubro deste ano, na comparação com o trimestre fechado em julho. Já na comparação com o trimestre encerrado em outubro de 2017, o crescimento chegou a 1,3%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (19) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).Â
A alta de 1,2% do trimestre encerrado em julho para o trimestre fechado em outubro foi puxada por crescimentos de 1,4% na indústria e de 1,2% nos serviços. A agropecuária foi o único dos grandes setores com queda no perÃodo: 0,5%. Entre os segmentos industriais, houve avanço na indústria da transformação (1,8%) e na construção (2,1%). Quedas foram observadas na indústria extrativa mineral (0,7%) e na geração de eletricidade (0,5%).
Entre os serviços, as principais altas foram observadas nos segmentos de transportes (5%) e comércio (2,1%). A única queda foi registrada nos serviços de informação (0,8%). Sob a ótica da demanda, a alta de julho para outubro foi impulsionada pela formação bruta de capital fixo, isto é, os investimentos, que cresceu 4% no perÃodo. Também houve altas de 1,1% no consumo das famÃlias e de 0,9% no consumo do governo. As exportações cresceram 6,7% e as importações, 1,7%.
(Fonte e imagem: Agência Brasil/Marcelo Camargo)