Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Fitoterapia é ampliada nas Unidades Básicas de Jundiaí

Publicada em 21/12/2018 às 07:31

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) ampliou a oferta de Fitoterapia nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no ano de 2018. A criação de espaços específicos para o cultivo de ervas com o objetivo de estimular o uso e a adoção na alimentação, junto com a aromaterapia, ampliaram a participação das Práticas Integrativas no cotidiano das 36 UBSs. O crescimento dos grupos destinados à difusão dos conhecimentos sobre os chás, escalda pés, óleos, kokedamas entre outras atividades, foi uma das metas alcançadas pela unidade.

Maria Ramos participa do grupo de fitoterapia; aprendeu que existem diferenças no preparo dos chás

As UBSs Vila Rami, Agapeama e a Nova UBS Tulipas criaram o espaço específico para o cultivo das plantas fitoterápicas. De acordo com a farmacêutica Ana Cláudia Jordão Rodrigues, coordenadora de Assistência Farmacêutica, todas as unidades receberam capacitação para o atendimento em fitoterapia. “Desde o ano passado o trabalho de incentivo a adoção da Fitoterapia e da Aromaterapia como uma Prática Integrativa é realizado junto aos gerentes e responsáveis pelas unidades”, comenta.

Foram feitas capacitações e todas as equipes desenvolveram ações direcionadas para o público, somando mais de 5 mil pessoas atingidas. Para o próximo ano, a intenção é ampliar o desenvolvimento dos espaços destinados ao cultivo das plantas e desenvolvimento de oficinas. As ervas são usadas para  complementar a medicação alopática com ótimos resultados na redução do consumo de remédios por pacientes que estão em grupos de terapia da dor, diabetes, hipertensão e ansiedade

A dona de casa Maria Ramos Martins, 68 anos, moradora no Jardim das Tulipas, é adepta aos chás e ervas frescas para temperos. “Tenho quintal na minha casa e cultivo hortelã, levante, erva cidreira, melissa, novalgina, rubi, marcelinha, ora pro nobis, taioba e muitas outras. Desde que criaram o grupo de fitoterapia aqui, participo. Fiquei sabendo de muita coisa e aprendi a fazer as coisas de forma correta”, comenta a mulher que desconhecia as várias formas de fazer um chá, dependendo da parte da erva a ser usada.

(Fonte e imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/12/21/fitoterapia-e-ampliada-nas-unidades-basicas-de-jundiai/

Apoio