Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí vai investir R$ 580 mil em obras de prevenção no Fepasa

Publicada em 21/12/2018 às 11:58

A Prefeitura de Jundiaí vai investir R$ 584 mil na construção de muros de contenção em sete trechos diferentes do Jardim Fepasa. A verba foi conseguida junto ao Ministério da Integração Nacional por meio de um projeto desenvolvido pela Defesa Civil e Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), com o pleito ao recurso tendo sido apresentado em 2017. No fim de novembro, o coordenador da Defesa Civil, Coronel João Osório Gimenez Germano, esteve em Brasília para reforçar a importância da liberação do recurso.

Investimento vai melhorar a infraestrutura do bairro

Segundo o coronel, durante este ano foram realizadas reuniões para apresentação de documentos e estudo técnico à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. “Os sete trechos onde são necessários os muros de arrimo foram identificados a partir de um diagnóstico feito pela equipe de engenheiros da Fumas, pela equipe técnica da Defesa Civil e de um mapeamento de risco realizado pelo Instituto de Pesquisas e Tecnologia”, explica Gimenez. “O Jardim Fepasa apresenta alguns pontos de desnível onde são necessários muros para conter possíveis deslizamentos dos barrancos”, completa.

A identificação inicial dos locais com riscos de deslizamento no Jardim Fepasa ocorreu após os trabalhos de investigações geológico-geotécnicas apresentados pelo IPT no Relatório de Mapeamento de Risco no Município de Jundiaí feito em 2006, em conformidade ao Plano Municipal de Erradicação de Áreas de Risco. Os trabalhos ocorreram a partir de convênio estabelecido entre a Fumas e o IPT, e tiveram como objetivo principal a elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR).

“A determinação que recebemos do prefeito Luiz Fernando Machado é de garantir a segurança da comunidade e proporcionar melhorias na qualidade de vida da população e, por isso, fomos atrás desse importante recurso federal”, destaca o coronel. O processo licitatório para construção dos muros deve começar já no início de 2019.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/12/21/jundiai-vai-investir-r-580-mil-em-obras-de-prevencao-no-fepasa/

Apoio