Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Meta da DAE é atender 100% da cidade com água

Publicada em 21/12/2018 às 19:14

O diretor-superintendente técnico administrativo da S/A DAE, Eduardo Pereira, falou nesta sexta-feira (21) em entrevista ao vivo para a jornalista Mariana Meira, âncora do Jornal TVTEC. O primeiro tema abordado foi a qualidade da água tratada, distribuída para 98% da população, que torna o município referência em qualidade de vida para todo o País.

Prefeito Luiz Fernando busca atender os 2% que ainda não têm água tratada

“O prefeito Luiz Fernando Machado estipulou metas para a DAE e nós estamos atrás de concluir os 2% de saneamento que faltam para Jundiaí atender a população na totalidade. A cidade tem 98% de atendimento em abastecimento de água e em serviços de redes de esgotos”, comentou Eduardo. “O abastecimento em Jundiaí é fruto de investimentos feitos ano a ano, um bom planejamento e uma execução tranquila desse planejamento”, completou.

Os 2% sem atendimento estão nos limites do município. Mato Dentro, Terra Nova e outros, nos limites com municípios vizinhos, segundo explicou Eduardo. “A distância é muito grande, mas agora chegou o momento de realizar, executar o que falta”, disse. “Felizmente a maior parte dos munícipes tem uma torneira de onde sai água tratada, é atendido por serviços de redes de esgoto e não faz ideia do que seja a falta disso”, avaliou.

Essas áreas, em geral, são locais onde surgiram loteamentos irregulares e falta todo tipo de infraestrutura,  como no Champirra, nos limites com Itatiba. “Temos que regularizar o loteamento, levar a água, o esgoto, parte por parte do que é básico”,  ponderou. Lembrou que a capacidade da represa vai chegar a 9 bilhões de litros.

‘Temos mais água e, portanto, precisamos tratar mais água, criando novos reservatórios que garantem o nível de atendimento e volume de água nos bairros mais distantes”, contou o superintendente da DAE. Garantiu que a meta dos 2% para atender a totalidade da cidade, estabelecido pelo prefeito, será atingida em breve. E recomendou à população que economize água, porque falta chuva nas cabeceiras do Sistema Cantareira.

 

(Por: Pedro Fávaro Jr.; Imagem: DAE Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/12/21/meta-da-dae-e-atender-100-da-cidade-com-agua/

Apoio