Réveillon na Paulista terá queima de fogos silenciosa
Pela primeira vez, a tradiciona festa de Réveillin na avenida Paulista terá queima de fogos silenciosa, apenas com efeitos visuais. Demanda de ativistas defensores de animais, o fim do barulho nas comemorações de fim de ano foi encampado pelo prefeito Bruno Covas, que sancionou neste ano uma lei proibindo fogos de estampidos. Os shows musicais, porém, continuarão, e a prefeitura está em fase de negociação com os artistas.
SensÃveis ao ruÃdo, os cães sofrem no perÃodo de festas de fim de ano. A prefeitura também levou em conta os hospitais no entorno da Paulista e o incômodo de moradores da região. “O problema dos fogos é o barulho. Os de efeito visual não têm esse problema. A gente precisa dar o exemplo”, disse o secretário municipal de Turismo, Orlando Faria.
A legislação proÃbe “o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifÃcios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso”. O valor da multa ainda não foi estabelecido, o que será feito com a regulamentação da lei. A lei é de autoria conjunta dos vereadores Reginaldo Tripoli (PV) e Mario Covas Neto (PODE).
Para Eduardo Tsugiyama, presidente da Associação Brasileira de Pirotecnia (Abrapi), os fogos são utilizados por momentos breves, insuficientes para prejudicar animais e seres humanos. “São apenas momentos de alegria e comemoração”. Tsugiyama afirma que a associação entrará com ação na Justiça para barrar a lei, uma vez que os fogos de estampido são permitidos pela legislação estadual e federal.
(Fonte: Folha de S. Paulo; Imagem: Pixabay)