Jundiaí tem 12º melhor desempenho na criação de emprego em SP
Após três anos consecutivos sofrendo os impactos da retração da econômica nacional, Jundiaí encerra o ano com saldo positivo na geração de empregos – no acumulado entre janeiro a novembro -, ficando na 12ª colocação do Estado de São Paulo e em segundo lugar na variação percentual entre as maiores economias paulistas. Os resultados apontam horizonte favorável para o próximo ano, conforme explicam especialistas no setor econômico e empresários.
Nos últimos anos Jundiaí não figurava entre os 15 primeiros colocados em geração de emprego, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). “Jundiaí é um polo atrativo pela sua característica logística e também pela disponibilidade de mão de obra qualificada, o que constitui um diferencial nos dias atuais. Sofremos, assim como todo o País, o impacto negativo da crise financeira. No entanto, a cidade vem se recuperando, gradativamente, e a administração está trabalhando para desburocratizar os procedimentos de alvará e tornar o ambiente de negócios mais favorável. Em 2018, fechamos com 1,6 mil novas empresas instaladas na cidade, entre todos os portes, criando novos empregos, oportunidades e renda para a população”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado.
De acordo com análise feita pela Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Jundiaí supera a crise com a geração de mais 3.840 vagas. Número 116% superior em relação a 2013 – último ano a ter saldo positivo -, que havia registrado 1.442 vagas positivas. Em 2018, com a recuperação, ainda que tênue, da economia os saldos foram positivos em emprego formal em todos os meses, até novembro, com exceção do mês de junho. “No acumulado do ano, o saldo positivo do Município soma 3.840 empregos formais, um resultado muito satisfatório, que nos coloca, até o momento, como o 12º melhor município do Estado, neste quesito”, comenta o diretor José Roberto Pellizzer.
Ainda de acordo com o diretor, Jundiaí apresentou o 2º melhor desempenho na variação percentual do emprego formal (2,45%) entre os grandes municípios do Estado, resultado que a coloca abaixo apenas da cidade de Ribeirão Preto, com 3,48%.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)