Produção da 1ª unidade do Fusca no Brasil completa 60 anos
Há 60 anos, no dia 3 de janeiro de 1959, saÃam da fábrica da Volkswagen as primeiras unidades do Fusca nacional, na época conhecido pelo nome de Sedan. Durante as décadas seguintes, a Volkswagen produziria ainda outros 3,3 milhões exemplares de um dos carros mais emblemáticos do paÃs, carinhosamente chamado também de Besouro.
A produção do Fusca, primeiro grande sucesso da indústria automotiva brasileira, começou antes mesmo de a fábrica ser inaugurada oficialmente. Na época, 54% dos componentes do Fusca eram produzidos no Brasil – Ãndice que cresceu com o passar dos anos.
O tempo também ajudou o carro a ganhar melhorias. Em 1967, o motor de 1.200 cm³ e 36 cavalos foi substituÃdo pelo de 1.300 cm³ e 46 cv. Três anos depois, o Fusca também passou a ser oferecido com um motor maior, de 1.500 cm³ e 52 cv. O “Fuscão”, como ficou conhecido, também trazia pequenas mudanças visuais, como lanternas redesenhadas e capô com maior abertura para ventilação. A marca de 1 milhão de unidades produzidas foi alcançada em 1972.
O nome Fusca só seria adotado de forma oficial em 1983, quando o Fusca perdeu a liderança do mercado nacional após 24 anos. Em 1986 a Volkswagen encerrou a produção do Fusca (pela primeira vez). A “segunda vida” do Fusca durou três anos, até 1996. A produção foi encerrada com a Série Ouro, edição especial, limitada a 1.500 exemplares. No mesmo ano, a Volkswagen criava sua página na internet, mostrando que o pequeno besouro se mostrava ultrapassado em uma época de grandes mudanças, não só na indústria automotiva, como no mundo.
(Fonte: G1; Imagem: Pixabay)