Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Gestora destaca nova visão para Educação Infantil em Jundiaí

Publicada em 08/01/2019 às 14:58

A gestora de Educação de Jundiaí, Vasti Ferrari Marques, falou ao Jornal TVTEC sobre Educação Infantil, em entrevista à jornalista Mariana Meira. Vasti fez questão de recordar a mudança de conceito dentro do Projeto Escola Inovadora, implantado pelo prefeito Luiz Fernando Machado. “É preciso levar em conta um novo conceito e novos conhecimentos relacionados à criança que nasce. Ela nasce sabendo muitos sons, conhecendo os sons da mãe, do pai. Elas se comunicam pelo choro, pelo balbucio e essas são algumas das razões para o que chamemos de Escolas de Educação Infantil o que chamávamos antigamente de creches”, reportou.

Para a gestora, trata-se de um referencial de Educação e não mais o lugar da guarda da criança, um lugar importante para a vida dela e não só um local para ela ficar porque os pais precisam trabalhar. “Enxergamos a criança carregada de intenções e potencialidades que nós desenvolvemos. Nós educadores entendendo o balbucio como uma primeira linguagem, vamos desenvolvê-la”, explicou  durante a entrevista.

Para exemplificar, Vasti  recordou que entendendo que a matemática está na vida da criança, os educadores ajudam-na a desenvolver um vocabulário matemático. “Vamos orientá-la pedindo que pegue o brinquedo à sua direita, pegue a boneca que na prateleira ‘de cima’, vamos ajudando a  progredir na aprendizagem já a partir da primeira infância”, completou.  Segundo ela,  a ideia para da Escola Inovadora para a educação infantil são a percepção e o entendimento de sua relevância “na vida e no desenvolvimento da criança”, no percurso que ela faz dentro da escola.

Assista aqui íntegra da entrevista:


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/01/08/gestora-destaca-nova-visao-para-educacao-infantil-em-jundiai/

Apoio