Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Mais de 10 mil procedimentos já foram realizados na Clínica da Família

Publicada em 15/01/2019 às 12:01

Durante o primeiro mês de funcionamento, baseado no modelo de Estratégia de Saúde da Família (ESF), a Clínica da Família Novo Horizonte já realizou 10.947 procedimentos, sendo 6.620 consultas além de outros 4 mil atendimentos com os demais técnicos como entregas de medicamentos, vacinas, coletas de exames e curativos. A Clínica da Família atende a 40 mil pessoas, moradoras nos bairros Novo Horizonte 1 e 2, CDHU, Almerinda Chaves e Residencial Jundiaí 1 e 2.

Clínica da Família conta com a possibilidade de realização de exames e consultas no mesmo complexo de saúde

A Clínica da Família funciona com oito equipes completas de Estratégia de Saúde da Família com médico, enfermeiro, auxiliares e técnicos de enfermagem, farmacêuticos, auxiliares de farmácia, agentes comunitários de saúde, e dentistas. Cada equipe cuida de 5 mil vidas referenciadas para o equipamento. Esse atendimento proporciona a identificação das necessidades da localidade para que possam ser direcionadas ações de promoção da saúde orientadas para a demanda em específico.

A Clínica oferece resolutividade de até 80% em comparação com o equipamento anterior (UBS Novo Horizonte), já que conta com a possibilidade de realização de exames no mesmo complexo de saúde. De acordo com a diretora de Atenção Básica da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Dayane Martins, o modelo ESF é baseado em informações e vínculos firmados entre os profissionais e o usuário. “No modelo anterior, o número de atendimentos, em média, é semelhante, porém, na Clínica da Família, as pessoas saem com a sua demanda atendida e com os exames já realizados no próprio endereço. Uma estratégia de resolutividade, dispensando – nos casos possíveis – o encaminhamento para outros equipamentos”, detalha.

Instalada ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Vetor Oeste, o equipamento municipal conta com oferta de exames de raio-x, ultrassom e eletrocardiograma além de análises clínicas e todos os demais serviços de um equipamento de Atenção Básica. “O diferencial é a forma de atender. Todas as pessoas que fazem parte do cuidado da Clínica da Família e que chegam ao equipamento, são atendidas. A resolutividade, juntamente com o acolhimento e a humanização fazem parte do modelo que será expandido para toda a cidade”, detalha a diretora.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/01/15/mais-de-10-mil-procedimentos-ja-foram-realizados-na-upa-e-clinica-da-familia/

Apoio