Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Sucesso de Jundiaí em educação emocional vai a congresso em Portugal

Publicada em 15/01/2019 às 14:31

O resultado do acompanhamento de 2700 crianças por 111 educadores, numa parceria entre a Unidade de Gestão de Educação e a Associação pela Saúde Emocional das Crianças (Asec), em 2018, dentro do projeto Escola Inovadora,  será  apresentado como caso de sucesso (case) no 3º Congresso Internacional da Criança e do Adolescente, na cidade do Porto, em Portugal, entre os dias 23 e 25 de janeiro.  A responsável pelo trabalho é a psicóloga Silmara Meireles, que ouviu, além dos envolvidos diretamente na ação, pais e mães dos estudantes de 15 escolas da rede pública municipal de Jundiaí.

A parceria atingiu 2700 crianças e 111 educadores em 15 escolas municipais

“O programa desenvolve a habilidade sócio emocional da criança. A avaliação do programa foi feito pelos educadores e pais das crianças e os indicadores são muito positivos”, disse Silmara. “Participaram desse programa estudantes de 2.ºs e 4.ºs anos das escolas da rede”, acrescentou.  Do ponto de vista da educação emocional, a psicóloga definiu sucesso como “a capacidade de viver bem consigo mesmo e com seu entorno, com os seus”.

Para a gestora de Educação da Prefeitura de Jundiaí, Vasti Ferrari Marques,  disse que o programa ensinou e ensina as crianças, além de identificar as suas emoções – o sentimento que se tem a partir de determinadas situações –, a o que fazer com aquilo que está sendo sentido. “A criança, por exemplo, identifica o sentimento de medo. O programa basicamente dá às crianças o suporte para entender qual é o sentimento e o que se deve fazer com ele. Trocando então as atitudes que não são boas por aquelas que podem fazer surgir um ser humano melhor”, comentou.

Sobre o sucesso de parceria que resultou na participação no Congresso do Porto, Vasti afirmou ter a certeza de que a Unidade de Gestão de Educação acerta quando entende que a criança precisa ser trabalhada no todo, no seu desenvolvimento global, a começar pelo emocional, passando pelos aspectos cognitivos e físicos. “Levar para a Europa, agora, uma experiência de sucesso na escola pública de Jundiaí nos enche de orgulho”, disse.

(Por: Pedro Fávaro Jr.)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/01/15/sucesso-de-jundiai-em-educacao-emocional-vai-a-congresso-em-portugal/

Apoio