Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

36.ª Festa da Uva de Jundiaí começa nesta quinta (17)

Publicada em 17/01/2019 às 12:26

Uma festa que tem sido pensada cada vez mais para estar conectada com a cultura e a história do povo da cidade – avisa o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, ao anunciar a abertura da 36ª Festa da Uva e 7ª Expo Vinhos – que começam nesta quinta-feira (17), a partir das 19 horas, no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva), com entrada gratuita. “São eventos tradicionais do calendário jundiaiense que exigem essa conexão”, completa.

Festa da Uva está com a programação repleta de atrações

Agricultores de nove bairros vão expor e vender a Uva Niagara Rosada que fez de Jundiaí entre as décadas de 1960 e 1980 a maior produtora de uva de mesa do País.  Além disso, entre centenas de atrações, 50 artistas do programa Jundiaí feito à Mão levarão ao parque o melhor do artesanato regional.

Quem for prestigiar a festa poderá se deliciar com as diversas opções gastronômicas no Espaço Deguste, com 15 barracas de alimentação organizadas pelas comunidades de diversos bairros do município e garantir produtos típicos de Jundiaí expostos em 16 estandes de produtores.

Um dos focos do evento é proporcionar experiências culturais aos visitantes. “A partir do momento em que o visitante pisa na festa, é possível que ele tenha experiências relacionadas a alguns povos que fizeram a história da uva na cidade, com outras gerações de agricultores que foram importantes para que a cidade chegasse a como é hoje. Essa experiência para gente é fundamental”, informa o gestor de cultura.

Atrações culturais
A encenação dos atores da Casa do Colono, permitirá que os visitantes interajam e aprendam um pouco mais sobre a vida do imigrante italiano na cidade. As apresentações musicais de ritmos embalados, poderão ser conferidas no palco Uva Niagara (pavilhão interno), Uva Rubi (coreto superior), Uva Itália (coreto do Samba, próximo ao Fundo Social de Solidariedade) e Uva Isabel (palco externo principal), além, é claro, da tradicional Pisa da Uva. A programação completa está disponível no site da Festa.

A Festa
O evento será realizado nos dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de janeiro e 1, 2 e 3 de fevereiro, às sextas-feiras, das 18 às 22 horas; aos sábados, das 10 às 22 horas; e aos domingos, das 10 às 20 horas. A entrada é gratuita, podendo o visitante contribuir com alimentos não perecíveis para o Funss. O Parque da Uva conta com a rede de wi-fi gratuita Conect@do, disponibilizada pela Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), estacionamento para idosos e pessoas com deficiência nos estacionamentos oficiais, cadeiras de roda e serviço de carrinhos elétricos. Estão autorizados ao parque cães de pequeno porte com coleira (com exceção para a praça de alimentação – Espaço Deguste).

(Por Caroline Ferreira; Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/01/17/36a-festa-da-uva-comeca-nesta-quinta-feira-17/

Apoio