Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Conheça a cafeteria em que todos os funcionários têm Síndrome de Down

Publicada em 17/01/2019 às 14:50

A Cafeteria Especial foi inaugurada em dezembro em Blumenau, Santa Catarina, e tem um diferencial muito legal que chama a atenção: todos os funcionários são pessoas com a Síndrome de Down e que convidam para uma experiência de acolhimento e olhar afetivo às inevitáveis diferenças. Ao todo são seis funcionários, entre fixos e equipe de apoio, garantindo inclusão no mercado de trabalho, além da possibilidade de estágios e experiências de acordo com as habilidades de cada um. Parte dos lucros obtidos mensalmente com a cafeteria é revertida para a Associação Sorrir Para Down e a Apae Blumenau, parceiras do projeto.

Cafeteria tem disponível cardápio em braille e está sendo preparada com os cuidados da acessibilidade

Para montar o quadro de funcionários, os fundadores da Educare Desenvolvimento Humano, Giorgio Sinestri e Delfino Andrade, também investiram em treinamentos específicos. “Os treinamentos iniciaram em setembro de 2017, antes de abrir a cafeteria. São dois encontros mensais que contam com aulas de culinária, comunicação, relacionamento interpessoal e atendimento ao cliente. Em 2019, iniciam aulas de barista, matemática financeira, libras e manipulação de alimentos”, conta Giorgio.

E tem mais: o cardápio da cafeteria também está disponível em braille, oferecendo os tradicionais salgados, bolos, doces e tortas da região, lanches especiais sem glúten, sem lactose, veganos e vegetarianos, além do café expresso e da opção de café coado. Para o primeiro trimestre de 2019, a meta é adaptar todo o espaço com acessibilidade. Ainda de acordo com Giorgio, o estabelecimento já recebeu evento com grupos de deficientes físicos, pessoas surdas e cegos. “A comunidade sente que a Cafeteria Especial é um local que acolhe a todos. Famílias de cidades vizinhas vêm para conhecer o projeto e grupos de amigos têm realizado encontros”, conclui.

(Fonte: Revista Versar; Imagem: Divulgação)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/01/17/conheca-a-cafeteria-em-que-todos-os-funcionarios-tem-sindrome-de-down/

Apoio